terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MDP ou MDF

A maior diferença entre esses dois painéis é o processo de fabricação: no MDP são utilizadas partículas de madeira, já no MDF é formado por fibras de madeira. Ambos são considerados painéis de média densidade e produzidos com madeira de reflorestamento (pinos e eucalipto).




Detalhe MDP
MDP significa “Média Densidade de Partículas”, ou seja é composta de partículas de madeira dispostas em camadas, mais aglutinadas na superfície e mais espaçadas no miolo, dando maior resistência e durabilidade a peça. Esse processo permite que o painel tenha espaço para “trabalhar” evitando o empenamento.
Foi desenvolvido após exaustivas pesquisas com tecnologias de prensas contínuas somadas a resinas de última geração, sendo assim completamente diferente (no aspecto, na durabilidade e na utilização) do antigo aglomerado.
É muito utilizado na produção de móveis, preferencialmente de linhas retas, que não exijam usinagens, entalhar ou cantos arredondados.

MDP com acabamento melamínico




Detalhe MDF
MDF é uma sigla em inglês “Medium Dansity Fiberboard”, traduzindo “média densidade de fibra”.

Sua chapa é mais homogênea e lisa, por ser composta de fibras compactadas o espaço entre elas é muito pequeno, por isso o painel não consegue “trabalhar” muito facilitando empenamento.
Seu processo de fabricação é muito semelhante ao do MDP, sendo que por ser composto de fibras necessita de mais madeira e mais resina fazendo com que o custo final fique mais elevado que do o custo do MDP.
Sua utilização em mobiliário é mais ampla, pois permite entalhes, curvas, usinagens, etc. E por possuir uma superfície mais lisa garante um melhor acabamento para pinturas, como laqueamentos.



MDF



Ambos (MDF, MDP) não resistem a água, nem a umidade ficando danificados se entrarem em contato com esse elemento. Podem ser utilizados em conjunto no mesmo móvel (com as ferragens adequadas) e são Ecologicamente corretos.

Espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário